Destaque

PPGMV promove dois eventos em outubro e novembro de 2017

Publicado em

Considerando as suas atividades acadêmicas, o Programa de Pös-Graduação em Medicina Veterinária da UFV irá organizar dois eventos científicos entre os meses de outubro e novembro de 2017, e convida todos os interessados a se inscreverem e submeterem trabalhos para apresentação. Entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro ocorrerá o Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária 2017, evento que o Program regularmente promove para atualização e discussão de assuntos relevantes em Medicina Veterinária, e entre os dias 06 e 14 de novembro ocorrerá a Escola de Altos Estudos - One Health, One World. Ambas as atividades contam com o patrocínio da CAPES, e apoio do Departamento de VeterináriaPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV

Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária 2017

O Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária origina-se da Semana da Pós-Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa, criada em 2008 e realizada por três anos consecutivos. Com o retorno positivo dos dois primeiros eventos, propôs-se um simpósio para 2010, quando passou a ter frequência bianual e receber trabalhos inscritos para apresentação e publicação em anais, e contando com participação de autoridades nacionais e internacionais nos temas mais relevantes para a Medicina Veterinária. Em 2012, o Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária debateu o tema “A Biotecnologia Aplicada à Medicina Veterinária” e assumiu um papel mais abrangente ao proporcionar também a interação com o meio empresarial para transferência da tecnologia desenvolvida. Em 2014, o tema proposto para o evento foi “Inovação em Medicina Veterinária”, com o objetivo de promover a pesquisa aprofundando a interação entre pesquisadores e empresas e assim, um retorno mais direto à sociedade na forma de avanços na saúde animal e humana. Também em sintonia com esse tema, essa edição do simpósio ocorreu em continuação ao InnoVet 2014 – 8ª Conferência Internacional de Veterinária e Agropecuária, que foi realizado também em Viçosa com organização da parceria internacional entre o Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária-UFV, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV/UFV) e Saint-Hyancithe Technopole (Canadá). A edição seguinte do Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária não ocorreu em 2016 devido à escassez de editais de apoio a eventos científicos disponibilizados naquele ano e, por isso, será realizado em 2017. 

Em 2017, o simpósio trará o tema “Saúde Única” com ênfase em saúde ambiental para abordar os principais desafios enfrentados pelos pesquisadores e as perspectivas para o avanço da medicina veterinária e das demais áreas com as quais ela se relaciona e que se beneficiam mutuamente.

Informações sobre a programação, inscrições e submissão de resumos podem ser obtidas no site do evento, que pode ser acessado clicando aqui.

Escola de Altos Estudos - One Health, One World

A Escola de Altos Estudos é uma modalidade de atividade acadêmica na qual professores e pesquisadores renomados do exterior são convidados a contribuir com o desenvolvimento de discentes de pós-graduação, neste caso, dentro do tema Saúde Unificada – One Health. Assim, os participantes terão a oportunidade de participar de aulas expositivas para atualização e aprofundamento no tema, seguidas de estudos dirigidos, discussões e desenvolvimento de seminários sob a orientação dos professores e pesquisadores convidados.

Sabendo-se da interdisciplinaridade do conceito One Health, no qual a saúde é compreendida e obtida pelas interações entre humanos, animais e meio ambiente, o Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária abre esta oportunidade não apenas para seus discentes, mas de todos os Programas de Pós-Graduação do país. Considerando os temas que serão abordados durante a EAE – One Health, One World, discentes de Pós-Graduação e profissionais de diferentes áreas poderão participar das atividades programadas: Nutrição, Biologia Animal, Microbiologia Agrícola, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Zootecnia, Medicina e Ciências da Saúde em geral.

Informações sobre a programação e inscrições podem ser obtidas clicando aqui.

Galeria de Imagens